PLANO INDIVIDUAL
O Plano de Saúde Individual
É o plano que tem as características básicas do contrato e pode ser contratado tanto por um único individuo, como por um grupo ou família. Em algumas situações as operadoras oferecem descontos para esse tipo de plano de saúde. No Plano de Saúde Familiar quanto mais pessoas no grupo maiores são os descontos. Suas carências e normas são determinadas pela A.N.S. ( Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Após a decisão de aderir a um plano de saúde, é importante que o cliente se importe com os hospitais que tem nas regiões próximas a sua residência ou a seu trabalho. Se você já tiver um médico que o atende em alguma especialidade e não quer troca-lo, é importante saber quais os planos de saúde que são aceitos no consultório desse médico. O mesmo acontece com laboratórios.
Por exemplo, o público mais idoso tem necessidades diferentes de adultos e crianças, portanto é necessário fazer algumas ponderações antes de fechar o acordo. Confira alguns dos principais pontos a serem considerados na hora de contratar o plano:
• Credibilidade do plano;
• Cobertura mínima do plano para hospitais, laboratórios e clínicas;
• Método de reajuste das mensalidades;
• Exclusões para todos os tipos de planos;
• Regiões do Brasil que o plano pode ser utilizado;
• Atendimento de urgência e emergência;
• Período de utilização e carência;
• Documentos a serem recebidos na contratação.
Carência
A carência é o prazo previsto em contrato em que se paga a mensalidade do plano, mas não se pode utilizar determinadas coberturas. Conforme a legislação brasileira, a operadora pode fazer alterações no tempo de carência do plano visando a criação de reservas para garantir o atendimento dos procedimentos mais críticos.
Prazos máximos de carência
24 horas para os casos de urgência e emergência;
300 dias para partos;
180 dias para os demais casos;
24 meses para cobertura de doenças ou lesões preexistentes.
Sinistros
Bastante comum no mercado de seguro auto, a palavra sinistro é raramente utilizada em seguro saúde. Porém, isso não significa que ela não exista. Na verdade, qualquer procedimento utilizado através da carteirinha do plano de saúde particular é um sinistro, seja uma simples consulta até uma complexa cirurgia.